sábado, 7 de agosto de 2010

Lenda - Cadejo

  Olá, venho trazer uma nova lenda que não é muito conhecida no nosso país.


  A lenda do Cadejo. Um tipo de cão do inferno que tem poderes misteriosos.

          


  Essa lenda sofreu várias variações em países como: Honduras, El Salvador, México, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua e Argentina.


  Vamos começar do começo :D


  •Em Honduras existem muitos relatos da aparição do Cadejo, eles afirmam que existem dois Cadejos um branco e outro preto. Eles não sabem explicar quem criou os cães, mas acreditam que o preto foi criado por Satanás e o branco por Deus, ambos para cumprir diferentes funções.
  O preto representa o mal (novidade) e têm olhos vermelhos, aparência espectral (Tem correntes =O) e uma aura maligna que é capaz de paralisar sua vitima e ele também é capaz de fazer seu corpo crescer por isso surgiu a crença de que é um demônio disfarçado de cão. Ele normalmente escolhe homens jovens que “brincam” com sua valentia.
  O branco tem uma função oposta. Ele protege as pessoas do cão preto, muita vezes as guiando para que não cruzem com o cão do mal. Ele só se separa da pessoa quando sente que ela está realmente segura.
  Quando os dois cachorros se encontram ocorre uma terrível luta e muitas vezes o cão branco recebe um tipo de poder espiritual e vence (AEW).


  •El Salvador – Aqui a lenda é parecida com a de Honduras, o Cadejo branco protege a pessoa do Cadejo preto e eles lutam quando se encontram, a única variação é a sua origem. Dizem que o branco foi criado por Deus enquanto ele observava as maldades e então ele decidiu criar um cão branco que aterrorize os humanos por sua aparência, mas que tenha função de protegê-los. O diabo com inveja criou um cão igual, mas preto que provoca pavor naquele que o observa e ataca aquele que o perturba.


  •México – O Cadejo costuma a aparecer durante a noite e é muito fácil saber se ele está por perto, pois os cães domésticos começam a uivar e se escondem. Se alguém tiver uma cadela que tenha filhotes é melhor esconde-los, caso contrário o Cadejo irá devorá-los.
  Segundo a lenda um jovem é amaldiçoado pelo seu progenitor e se transforma em um grande cão negro coberto de correntes. A missão dele é perseguir jovens que se embebedam e fazê-los seguir pelo caminho da virtude.


  •Costa Rica – Aqui é outra versão. Dizem que um sacerdote deformou o sentido religioso da comunidade na qual era pároco, por isso Deus o castigou fazendo se transformar durante cem anos na figura de um animal. Depois dos cem anos o Cadejo suicidou-se se jogando a um vulcão, mas dizem que ele não morreu.
  A lenda afirma que ele é um espectro com forma de cão negro coberto com correntes, seus olhos brilham na noite, seus pelos são longos, tem patas de cabra e dentes de jaguar.
  Dizem que ele é um eterno aliado do homem. Ajuda os bêbados a voltarem para a casa e amedrontam as crianças desobedientes em seus sonhos.


  •Guatemala – É um animal fantasmagórico. A versão mais conhecida desse animal é o cão preto que tem olhos vermelhos que mais parecem fogo. Dizem que ele cuida de homens bêbados, levando-os para a casa ou muitas vezes dormindo na rua ao seu lado para evitar que sejam roubados. As outras versões da lenda afirmam que esse ser tem dualidade e que sua outra parte cuida de mulheres no mesmo estado de embriaguez, mas eles são rivais e não perdem a oportunidade de se agredir.

  •Nicarágua – Ele é um cão que aparece a meia noite. Se você é uma pessoa boa e se depara com ele aparecerá um Cadejo branco para te proteger, mas se você for uma pessoa malvada ele te matará.
  Vou pular algumas partes dessa lenda, porque são idênticas com as lidas acima, mas vou falar algumas novidades.
  O Cadejo tem uma marca registrada a de arranhar o solo provocando um som. Se o som está perto significa que o Cadejo está longe e se o som está longe significa que ele está perto e provavelmente esse será o ultimo som que você ouvirá na sua vida.
  Se o Cadejo te morde e não te mata, então você ficará com uma forte febre e morrerá.


  •Argentina – Ele é conhecido como o “cão familiar”. Ele tem pelagem negra, tamanho fora do normal, olhos vermelhos sangue e correntes penduradas no pescoço. Sempre aparece após a meia noite, arrastando suas correntes e fazendo os outros cachorros choramingarem.
  Dizem que ele é um cão do Diabo e quando come uma pessoa não para até comer toda sua família. Não há como o deter e não se sabe da presença de um outro cão branco que o proteja do ataque dele.(Essa é a mais sinistra e a que mais gostei).

  Marina Thaísa

2 comentários: