sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Halloween - Origens

Olá, hoje vou contar a vocês as origens que eu saiba, sobre o halloween, festa muito famosa nos EUA. Há duas versões de como o Halloween começou:
Segundo minha professora de inglês [amovocêpróf], tudo começou na Irlanda... Sim, Irlanda, quem imaginaria isso??? Eu não, mas um dia ainda vou lá!!

1ª Versão: Na Irlanda as pessoas são supersticiosas, e antigamente acreditavam que na madrugada de 31 de outubro, os mortos, espíritos, demônios, monstros, almas e etc, voltavam e iam assombrar os vivos na terra. As fantasias serviam pra enganar os monstros, tipo, se eles virem você de monstro não vão mexer com você.


2ª Versão: Segundo minha próf também, no dia 31 de outrubro as pessoas na Irlanda comemoravam a colheita, e simbólicamente agradecendo os deuses eles sacrificavam animais, pegavam a pele deles e colocavam em si mesmos. 

Bem, eu pesquisando na internet sobre o halloween, encontrei uma terceira versão dos fatos, no entanto, com o indício, que deixa verídica a informação de que tudo se iniciou na Irlanda. 


3ª Versão [fonte:BrasilEscola]: Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo.Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.

Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.


São essas as versões conhecidas sobre o halloween.
 Só lhes digo uma coisa, acho que vou pedir doce na casa dos vizinhos, é, vou me dar bem.... sahuashas 
Adendo: Eu queria ir em uma festa a fantasia de halloween que vai ter aqui na minha cidade, huuum, eu iria de Katherine (The vampire Diaries).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário